Cirurgia – Faculdade de Odontologia / UFF Niterói

Sobre

Atualmente, estamos no terceiro ano do programa de Residência da Universidade Federal Fluminense, os locais de atuação são a Faculdade de Odontologia da UFF para procedimentos ambulatoriais e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) que realiza cirurgias de média e alta complexidade. Entretanto, este programa de residência já existe desde 2010, onde anteriormente era apenas realizado no HFSE.

O programa de residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é  coordenado pelo Professor Dr Rafael Seabra Louro e o concurso seletivo é realizado anualmente destinando 02 (duas) vagas com bolsa do MS/Governo Federal.

A residência acontece em um modelo de treinamento, com duração de 03 (três) anos e com carga horária de 8.640 horas. Durante esse período de três anos, atuamos em dois locais físicos: Hospital Federal dos Servidores do Estado, situado no bairro da Saúde no Rio de Janeiro /RJ, e na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, situada no Centro de Niterói /RJ.

O programa acontece em regime integral, com carga horária semanal de 60 horas. As atividades são divididas entre os 3 grupos de residentes, com base, principalmente, no grau de dificuldade e na hierarquia do serviço. Os 3 grupos são assim denominados: R1 (residentes do 1º ano), R2 (residentes do 2º ano), R3 (residentes do 3º ano), onde cada grupo desenvolve uma série de atividades pelas quais tem responsabilidade.

A rotina do Serviço se dá da seguinte maneira: Segundas e Quartas de manhã realizamos consultas ambulatoriais, onde recebemos pacientes de primeira vez, acompanhamos nossos pós-operatórios e o preparo cirúrgico dos pacientes destinados a realização dos procedimentos cirúrgicos, seja em nível de Centro Cirúrgico (CC) ou de Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA). Nesses mesmos dias, no período da tarde, realizamos as cirurgias no CCA, um mini centro cirúrgico no qual podemos realizar cirurgias de nível ambulatorial sob anestesia local com conforto e segurança para o paciente, onde dentre os procedimentos realizados, estão: exodontias de dentes inclusos, biópsias e Artrocentese. Terças e Sextas são os dias destinados ao CC principal, onde são realizadas cirurgias sob anestesia geral. Entre os procedimentos realizados em nosso Serviço podemos destacar: Traumas; Patologias; Cirurgia Ortognática; Cirurgias de Articulação Temporomandibular (ATM); Recontruções Ósseas; dentre outros procedimentos de média e alta complexidade. Nas quintas temos aula teórica no período da manhã, onde também são realizados discussão de casos clínicos. Na parte da tarde, estamos na Clínica de Dentes Inclusos na Faculdade de Odontologia da UFF, onde realizamos cirurgias ambulatoriais. Na quarta de manhã também temos os Seminários, onde os R1 são avaliados pelos R3 em diversos temas. Sábado e Domingo são realizadas as visitas nos pacientes internados de nossos pós-operatórios.

Normalmente, as atividades acadêmicas tem início no mês de março e em todo o momento os residentes são orientados e acompanhados pelos profissionais Prof Dr. Rafael Seabra Louro (Coordenador da Residência UFF e Preceptor NERJ HFSE), Marco Antônio Torres (HFSE), Prof Dr Wladimir Cortezzi (Diretor do HFSE), Paulo Capistrano (HFSE), Fernando Lima (Chefe do serviço HFSE), Paulo Pimentel (HFSE), Profa Dra Mônica Calasans (UFF) e Prof Dr Rodrigo Resende (UFF).

Nesse ano de 2019, a equipe de residentes é composta por:

R3

Daniel Batista Caetano