Cirurgia – Faculdade de Odontologia / UFF Niterói

Projeto de Traumatismo dento-alveolar

O traumatismo dento alveolar é uma situação de urgência odontológica, frequente vistos no dia a dia dos cirurgiões dentistas. Muitas vezes, porém, o atendimento que deveria ser imediato não é efetivamente realizado devido à falta de conhecimento de pais e responsáveis ou pelo fato dele ter o primeiro atendimento realizado em prontos-socorros, clínicas médicas ou postos de saúde onde há falta de recursos para um correto diagnóstico e tratamento desses pacientes. Esses fatores, associados à falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre traumatismos dento alveolar, ocasionam adiamento da avaliação pelo cirurgião dentista, afetam drasticamente o seu prognóstico. Este tipo de traumatismo envolve algumas estruturas básicas como: porção alveolar, tecidos de suporte periodontal, estruturas moles, estruturas ósseas da face e o próprio elemento dentário. O trauma é uma lesão que além de trazer desconforto para o paciente, pode lhe causar, ineficiência na função mastigatória, afetar a fonética e também a estética, influenciando no bem-estar social deste e de seus familiares. Os altos índices de acidentes automobilísticos, prática de esportes radicais, violência urbana com arma de fogo, quedas, lutas livres, entre outros tem favorecido muito as ocorrências desse tipo de trauma em urgências odontológicas. Na maioria dos casos, os acidentes envolvem, principalmente, crianças e adolescentes, sendo considerado um problema de saúde pública. O objetivo deste projeto é atender os pacientes da cidade de Niterói / RJ vítimas de traumatismo dento alveolar, além de preparar nosso corpo discente para um correto diagnóstico e tratamento desses pacientes.

Envolvidos no projeto:

– 03 professores da disciplina de Cirurgia Oral Menor da FO/UFF;

– 01 residentes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais da UFF/HFSE;

– 02 alunos de Pós – graduação da UFF (Nível mestrado ou doutorado);

– 06 alunos de graduação da FO/UFF;

– 11 professores de outras disciplinas de graduação da FO/UFF.